Cinque Terre (ou como morrer de amores pela Riviera Italiana)

Deixámos Milão com destino às famosas Cinque Terre, as cinco pitorescas vilas da Riviera Italiana: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare. A ideia era ficarmos a pernoitar numa das vilas mas desistimos rapidamente desta ideia quando começámos a ver os preços das casas. Depois de alguma pesquisa, optámos por ficar num Airbnb em La Spezia, a cidade portuária “vizinha”.

cinqueterre-italiacinqueterre-pipa-gui-splitcinqueterre-pinturacinqueterre-riomaggiore-split

Sim, é certo que não tem o mesmo encanto mas foi uma boa forma de poupar algum dinheiro, tendo em conta que Itália não é, afinal de contas, um país assim tão acessível para quem anda a fazer turismo. Estadia resolvida, passamos à tarefa seguinte: como nos movimentar entre as cinco vilas. É aqui que entra o Cinque Terre Card Train, um cartão que vos permite fazer viagens ilimitadas entre Levanto – Cinque Terre – La Spezia. O preço varia consoante a época do ano e podem escolher entre um, dois e três dias. Além disso, inclui acesso gratuito aos autocarros do parque e a todos os percursos de trekking.

cinqueterre-gui-splitcinqueterre-manarolacinqueterre-pipagui-splitcinqueterre-corniglia-piazza

Todas as vilas são relativamente pequenas, por isso, o percurso faz-se bem em cerca de dois/três dias (a não ser que queiram fazer todos os caminhos até à exaustão). Nós fomos numa de passear, comer e relaxar, portanto, o tempo foi mais do que suficiente para ficar com uma vista geral das cinco vilas. Como são muito pequenas, vão sempre sentir-se presos no meio da multidão mas, se gostarem de explorar como nós, acabam por conseguir encontrar alguns atalhos e ruelas só para vocês (onde podem finalmente desfrutar da paisagem e do silêncio).

cinqueterre-praiacinqueterre-calamaricinqueterre-manarola-pipa-guicinqueterre-manarola-instax

Não nos perguntem qual foi a nossa favorita. É injusto responder a isso porque todas têm os seus encantos, embora sejam também muito diferentes. Riomaggiore foi o nosso ponto de partida, por isso, vamos sempre guardá-la na memória com um carinho especial (foi aqui que mandámos o primeiro “wow” e percebemos porque é que tanto se falava das Cinque Terre). Manarola tem uma vista imperdível e um dos restaurantes mais bonitos (e mais instagramáveis) da zona. Corniglia foi o sítio onde apanhámos menos turistas, talvez por já termos chegado ao final da tarde. Foi bom para desfrutar do sítio, sem pressas nem stress.

cinqueterre-manarola-guicinqueterre-manarola-sunsetcinqueterre-manarola-nessun-dormacinqueterre-corniglia-gui

Vernazza foi palco de uma das histórias mais caricatas que tivemos nesta viagem: quando um miúdo, que não devia ter mais do que dez anos, pesca um polvo com as mãos mesmo à nossa frente e começa a gritar “Nonna, un polpo grosso. Andiamo a cena!” (“Avó, um polvo gordo. Já temos jantar!”). E Monterosso al Mare deu-nos o prazer de, em pleno mês de outubro, ainda fazer um dia de praia (com muito calor e uma água incrível).

cinqueterre-vernazzagui-birra-moretticinqueterre-vernazza-1cinqueterre-monterosso-al-mare

Seja qual for a vossa favorita, é certo que Cinque Terre é uma zona a não perder em Itália, não só pela beleza inquestionável de todos os sítios mas também porque se adequa perfeitamente ao mote italiano do “dolce fare niente”. Aqui, tudo o que precisam é de um bocadinho de energia para andar por ruas e ruelas durante o dia, admirar vistas de cortar a respiração mas também sentarem-se num banco de uma praça ou no porto ao final do dia a beber uma cerveja, comer uma pizza e admirar o pôr-do-sol.

cinqueterre-pipa-vernazza-splitcinqueterre-riomaggiore-sunset-guicinqueterre-riomaggiore-sunsetitalia-396

Ps. Já viram o nosso vídeo desta viagem?

2 thoughts on “Cinque Terre (ou como morrer de amores pela Riviera Italiana)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s