11 coisas a não perder em Cuba

1. Ficar hospedado em casa de locais

_MG_5110

Podia ser só porque fica mais em conta mas, na verdade, o melhor de ficar em casa de locais é que se infiltram no dia-a-dia destas pessoas, conversam, ficam a conhecer mais sobre as suas rotinas e tradições. E, como fomos dizendo ao longo desta viagem, os cubanos têm sempre muito para contar.

2. Passear por Havana num clássico

carro_havana

Este é um daqueles clichés de Cuba mas as viagens também se fazem destes momentos. Nós adorámos passear por Havana num destes carros, andar pelo Malecón ao final da tarde e conversar com o motorista (que nos ia falando dos sítios por onde passávamos).

3. Beber (muitos) mojitos e daiquiris

daiquiri_floridita

Não vão faltar sítios para beber mojitos, isso é certo. O sítio mais emblemático em Havana é seguramente o La Bodeguita del Medio, um bar e restaurante aberto desde 1942 e por onde já passaram figuras emblemáticas como Pablo Neruda e Ernest Hemingway. Aliás, foi também graças ao escritor norte-americano que o El Floridita ficou conhecido. Dizem que aqui se bebe o melhor daiquiri (nós aprovamos). Como o próprio dizia, “My mojito in La Bodeguita, My daiquiri in El Floridita”.

4. Fazer um passeio a cavalo em Viñales

DCIM101GOPRO

Para além de passarem em plantações de tabaco e café – onde ficam a perceber melhor como funciona todo o processo – estão constantemente a ser surpreendidos por paisagens incríveis de Viñales ao longo do caminho.  Se nunca andaram a cavalo, fiquem a saber que não há nada a temer: se a descoordenada da Filipa conseguiu, qualquer pessoa consegue.

5. Dar um mergulho no paraíso chamado Cayo Jutías

_MG_5152

O caminho é chato de se fazer, não só porque muito provavelmente será feito numa carripana a cair de podre mas, sobretudo, porque o percurso até este cayo é literalmente uma estrada de terra batida e cheia de buracos que demora bastante tempo. Mas todas as adversidades compensam quando se trata de chegar ao paraíso, certo?

6. Ouvir salsa (e quem sabe dançar) no La Marquisita em Santa Clara

_MG_5267

Este bar fica num dos cantos do Parque Vidal, em Santa Clara. Vão facilmente encontrá-lo, especialmente à noite, por causa da banda a tocar salsa e as pessoas a dançar sem vergonha no interior e no exterior do bar.

7. Passar um dia de papo para o ar nas praias de Guardalavaca

gopro_guardalavaca

Mais uma zona de praias paradisíacas, estas ficam próximas de Holguín. Mar azul, areia branca, música, mojitos e até uma sessão de snorkeling por 5 CUC (o equivalente a 5 euros). É nestas alturas que uma pessoa percebe a definição de “boa vida”.

8. Perde-te nas ruas de Santiago de Cuba

_MG_5315

Santiago de Cuba é a segunda maior cidade do país e pode ser considerada o berço da revolução cubana. Para além do importante contexto histórico, por estar localizada no outro extremo da ilha, tem influências de países como a Jamaica, o Haiti e a República Dominicana. Toda a cidade é uma festa, cheia de movimento, cor, cultura e música em todas as esquinas.

9. Explorar a Sierra Maestra

_MG_5341

Esta é uma experiência que dificilmente vamos esquecer. A Sierra Maestra é a zona montanhosa que Fidel Castro usou como centro de operações para executar os seus planos para derrubar a ditadura de Fulgencio Batista. Subir esta montanha e ver os locais onde tudo foi planeado é surreal.

10. Ver o pôr-do-sol (com um mojito na mão) na escadaria de Trinidad

_MG_5546

Sim, o mojito está sempre presente ahah. Mas é a combinação perfeita quando estás a aproveitar o pôr-do-sol na famosa escadaria de Trinidad. Está sempre cheia de gente e é um bom local para conversar com locais (e até com outros viajantes).

11. Comer no La Botija

_MG_5514

Usem e abusem deste restaurante. Depois de várias semanas a comer comida cubana que, essencialmente, se resume a carne e feijão (não se admirem se depois tiverem alguns problemas intestinais), o La Botija, em Trinidad, foi uma lufada de ar fresco. Comida com um toque mais moderno mas que nunca esquece os sabores cubanos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s