Penang deu-nos uma pérola chamada Kim Gooi

A nossa passagem por Penang foi também a nossa primeira experiência no Couchsurfing, a comunidade online que permite aos viajantes ficar com locais, que abrem as portas das suas casas, sem receber nada em troca, para assim conhecerem novas pessoas.

Sendo a nossa estreia neste tipo de acomodação, estávamos um bocadinho reticentes com a pessoa que estaríamos prestes a conhecer (embora o perfil do nosso “host” tivesse imensas avaliações a dizer só coisas espetaculares). Chegados à cidade, apanhámos um Grab (aplicação asiática semelhante à Uber, mas bastante mais barata) até à morada da sua casa, uma zona residencial fora do centro da cidade e bastante mais calma.

kim_gooi6

Fomos então recebidos (e surpreendidos) por Kim Gooi, o senhor de 71 anos que seria o nosso “host” nos próximos dias, que estava acompanhado pela Idznie, uma rapariga da Indonésia que já estava há quase um mês em sua casa e que estava a ajudá-lo com o seu novo projeto. Deixem-me apresentar-vos melhor esta pessoa e já vão perceber tudo…

Kim nasceu em Penang em 1947. Fotojornalista de profissão, nas últimas décadas cobriu a zona da Indochina, nomeadamente a guerra e a vida nos campos de refugiados.
Em 1977, durante os primeiros anos da sua carreira, foi preso em Myanmar (antiga Birmânia) por ter passado ilegalmente a fronteira. Foi condenado a seis meses de prisão, mas só foi libertado um ano depois graças à intervenção da embaixada da Malásia.

kim_gooi3

Kim passou dez meses na prisão Keng Tung e outros dois na prisão Insein, conhecida a nível mundial pela falta de condições, corrupção, abusos e tortura física e psicológica. Vários presos morreram na sua cela, por motivos de saúde ou fome. Devido a uma bronquite aguda, foi dentro da prisão que aprendeu aquilo que, embora pareça uma coisa banal, provavelmente lhe salvou a vida: respirar.

“Todas as manhãs, e várias vezes ao dia, dirigia-me a um canto da prisão, fazia alongamentos e respirava – tal como tinha aprendido nas aulas de Educação Física quando era criança. Devagar, depois de várias semanas e meses, a minha saúde começou a melhorar. Quando fui libertado e voltei à civilização, aprender mais sobre estas técnicas tornou-se a minha paixão. Comecei a ler livros e procurei vários especialistas para aprender mais.” Atualmente, Kim é apaixonado pela medicina chinesa, pratica todos os dias atividades como yoga e acredita que uma das coisas mais importantes para uma vida longa e saudável é a alimentação.

kim_gooi4

Saiu-nos a sorte grande, certo? Ter a oportunidade de conhecer uma pessoa com uma vida tão rica em experiências e histórias para contar mostrou-nos logo porque é que esta viagem com um bilhete só de ida vai valer tanto a pena. Dormimos no chão da sala e tivemos de nos adaptar a uma casa bastante diferente daquilo a que estamos habituados em Portugal, mas conhecê-lo valeu todos os sacrifícios.

Tal como estava a dizer no início, Kim tem agora um novo projeto. Para além do Couchsurfing que, segundo ele, o ajuda a conhecer pessoas novas e a saber mais sobre o mundo, está também a organizar todas as suas fotografias – com a ajuda da Idznie, que também é fotógrafa – para em breve fazer um livro que reúna tudo aquilo que viu e viveu durante esses anos. Nós, deste lado, estamos ansiosos para ter esse trabalho nas mãos.

kim_gooi2

Kim, sei que não vai perceber nada do que estou para aqui a dizer, mas obrigado por nos ter recebido, por nos ter dado dicas de como podemos ter uma vida mais saudável, por se rir com aquela gargalhada contagiante quando menos estávamos à espera e por ter partilhado algumas das suas histórias enquanto nos enchia sempre preocupado a chávena de chá. Vamos ficar-lhe eternamente gratos por o ter conhecido!

kim_gooi1

Se também o quiserem conhecer, vejam o seu perfil no Couchsurfing ou podem sempre ler algumas das suas histórias no seu blogue.

2 thoughts on “Penang deu-nos uma pérola chamada Kim Gooi

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s